Pode parecer que LEGO é apenas mais um brinquedo do qual muitos adultos adoram, mas na verdade as possibilidades de utilização desses blocos, vão bem além das brincadeiras de criança.

Executivos, gestores e colaboradores, tem experimentado a construção de seu planejamento estratégico, através da utilização dos blocos de montar, dos quais tem ajudado na construção da identidade da empresa e de suas aspirações de forma mais concreta e com muito mais poder de assimilação e de engajamento por parte das pessoas que participam.

Essa dinâmica faz parte da metodologia Lego Serious Play (jogo sério, em tradução livre), uma metodologia que traz o brinquedo para dentro do mundo dos negócios, e tornam treinamentos e reuniões estratégicas muito mais visual, criativa e colaborativa.

Por traz da diversão de se construir treinamentos criativos utilizando LEGO, existe uma teoria complexa que fundamenta a prática. O método foi criado com base nas teorias do construtivismo de Seymour Papert e Jean Piaget, linha de pensamento que afirma que os indivíduos constroem seus próprios conhecimentos por meio de interações e ferramentas. Por isso nos treinamentos de LSP (Lego Serious Play), todos tem a oportunidade de construir sua opinião com base em suas experiências individuais e depois todos compartilham com o grupo a fim de gerar mais aprendizado, e por fim o facilitador do método, ajuda a todos, com perguntas que geram reflexão em cima do que foi construído.

Esse método tem trazido ótimos resultados para as empresas que tem passado pela experiência. O principal Feedback dos participantes tem sido com relação a possibilidade de compreender como funcionam processos e as dinâmicas dentro do ambiente corporativo, fazendo com que todos os envolvidos no processo participem e que todos tenham uma visão sistêmica.

Outro grande benefício na utilização dessa metodologia, é a possibilidade de ver seu planejamento estratégico ou seus processos em um formato 3D. Imagine você explicando o processo da sua empresa ou a sua visão, através de um relatório de 10 páginas… Agora imagine que você irá explicar esse mesmo processo á partir de uma maquete onde o a pessoa para quem está explicando poderá ver, tocar e ouvir a sua explicação. Qual dos dois cenários fica mais fácil de ser compreendido?

Isso é Lego Serious Play! Uma forma diferente e criativa de trabalhar com problemas complexos.

Carla Mendes – Cofundadora da Coaching Criativo / Facilitadora LSP